Benefícios da pulverização aérea:
Rapidez: É a característica mais evidente da aplicação aérea e a maior responsável pela eficácia no tratamento de doenças e combate a pragas, pois permite tratar grandes áreas no momento adequado, ou seja, uma vez detectada a doença em uma parte da lavoura, toda a lavoura pode ser tratada em um curto espaço de tempo, evitando a disseminação de fungos e doenças.
Uniformidade: Como o avião aplica em velocidade praticamente constante, e não sofre influência das condições do terreno (umidade, irregularidades), a uniformidade de distribuição é excelente. Melhor resultado é ainda obtido se o avião estiver equipado com sistema DGPS para orientação e um sistema de controle de vazão a ele acoplado.
Operação em qualquer condição de solo: O avião não sofre a influência de condições adversas, principalmente o encharcamento do solo devido às chuvas ou irrigação. Tão logo cesse a chuva, os aviões já podem iniciar a operação de tratamento, não necessitando aguardar que o solo seque.
Ausência de danos à cultura: O tratamento aéreo não causa perdas por danos diretos à cultura ("amassamento") ou indiretos, como a compactação do solo. Alguns dados indicam que a redução de colheita devido a danos ocasionados pelo uso de equipamentos terrestres podem chegar a 5%, ou aproximadamente 2 sacas de soja por hectare.
Não disseminação da doença: Pelo fato de não entrar em contato com a cultura, o avião não contribui para a disseminação da doença, já que não tem como transportar os esporos da ferrugem de uma parte afetada para outra ainda não atingida, o que é comum nas aplicações terrestres, sendo o transporte dos esporos a única forma de transmissão da doença. Assim, um pulverizador pode estar contribuindo para o alastramento da ferrugem de uma área infectada para o restante da lavoura.